Descubra por que a Petrobras (PETR4) é a ação favorita dos analistas no setor de óleo e gás, com 15 recomendações em julho, e entenda o potencial de crescimento e valorização da companhia.
Neste ano, a Petrobras (PETR4) já movimentou o mercado com discussões sobre dividendos extraordinários e mudanças no comando da companhia. Agora, para julho, a estatal se destaca novamente como a queridinha dos analistas no setor de óleo e gás. Segundo um levantamento do Money Times, que analisou 23 carteiras de bancos, corretoras e casas de análise, a Petrobras recebeu 15 indicações de analistas, muito à frente da segunda colocada, Prio (PRIO3), que recebeu 7 recomendações.
Por que Investir em Petrobras
Os analistas da Ágora Investimentos ressaltam que a troca de comando da companhia em maio gerou incertezas sobre o direcionamento estratégico, especialmente em temas sensíveis ao mercado, como dividendos, implementação de Capex (investimentos) e política de preços dos combustíveis. No entanto, a CEO Magda Chambriard reforçou recentemente que seguirá o plano estratégico divulgado no final do ano passado e que não haverá mudança na política de distribuição de dividendos.
“Ainda que algumas dúvidas permaneçam, não alteramos a nossa visão de que as ações da Petrobras seguem com valuation descontado e, tudo mais constante, devem compor uma atrativa remuneração aos acionistas através da distribuição de elevados dividendos”, afirmam os analistas.
O Santander também pondera que, apesar das incertezas relacionadas ao conselho administrativo, as capacidades de produção e exploração da empresa, lideradas por seus ativos de alta qualidade do pré-sal, devem continuar fortes. Do ponto de vista operacional, os analistas do banco acreditam que 2024 será marcado por:
- Resultados decentes pelo foco em Exploração & Produção (E&P) e margens de refino positivas; e
- O Capex sob controle deverá manter a dívida bruta abaixo de US$ 65 bilhões, com alavancagem em nível confortável.
As Mais Indicadas no Setor de Óleo e Gás
O levantamento do Money Times mostra que a Petrobras (PETR4) lidera com 15 indicações, seguida por Prio (PRIO3) com 7 recomendações. Completando o ranking, temos 3R Petroleum (RRRP3) com duas indicações e PetroReconcavo (RECV3) com uma indicação.
Participaram do levantamento as seguintes instituições: Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, Andbank, Daycoval, BB Investimentos, BTG Pactual, CM Capital, EQI Research, Empiricus Research, Genial Investimentos, Guide Investimentos, Itaú BBA, Levante, MyCap, Nova Futura, Planner, PagBank, Rico, RB Investimentos, Safra, Santander, Terra Investimentos e XP Investimentos.
A Petrobras (PETR4) se destaca como a ação favorita dos analistas no setor de óleo e gás para julho, devido ao seu valuation descontado e à forte capacidade de produção e exploração. Com um plano estratégico claro e uma política de dividendos atrativa, a companhia está bem posicionada para continuar proporcionando bons retornos aos seus acionistas.