MUVIR

Apps de astronomia: Confira os melhores para observar estrelas, planetas e satélites.

Você já dedicou alguns minutos da sua noite para contemplar as estrelas? No entanto, nem sempre o que você está vendo poderá ser de fato uma estrela. A olho nu, um ponto no céu pode ser um planeta, um satélite ou qualquer outra coisa.

Agora, você já pode contar com aplicativos que apresentam recursos de realidade aumentada, apresentando uma noção melhor em tempo real do que estamos vendo. Há muitos apps de astronomia que oferecem uma série de funções para os usuários. Portanto, conheça aqui os cinco melhores aplicativos para que você não perca nenhum momento especial de ver as estrelas.

1. Carta Celeste

Com este aplicativo, você poderá visualizar quais são as estrelas que estão disponíveis no seu campo de visão. O Carta Celeste possui 15 milhões de usuários em todo o mundo. Nas grandes cidades, nem sempre conseguimos ver todas elas, devido ao alto índice de luminosidade e à poluição.

Você só precisa apontar o seu celular para um ponto no céu. As informações listadas incluem estrelas, constelações, chuvas de meteoro, cometas e satélites. Lembrando que para o funcionamento do app é necessário o acesso à internet, pois são transmitidas informações em tempo real e compatibilidade com exibição de recursos em realidade aumentada.

2. Star Chart AR

Igual ao Carta Celeste, o app Star Chart AR demonstra em realidade aumentada planetas do sistema solar, luas, planetoides, asteroides e cinturões. A experiência fica ainda melhor quando ele é utilizado em ambientes abertos, propícios para observação de estrelas.

Há duas opções de configurar a localização: a primeira delas é automática, a partir da sua posição no GPS. Uma outra alternativa é incluir manualmente suas coordenadas geográficas – latitude e longitude. Essa segunda opção é útil especialmente para quem quer usar o aplicativo, mas está sem sinal de internet ou, ainda, para quem gostaria de ver o aspecto do céu em uma localização diferente.

3. Sky Map

O Sky Map é considerado um dos Apps mais bem avaliados do Google play, no que se refere a esta função específica. Similar aos anteriores, ele permite que você veja as estrelas no céu, seja a partir da sua localização (via GPS) ou por meio de coordenadas geográficas inseridas manualmente.

A proposta deste aplicativo é funcionar como um “planetário de bolso”. O serviço foi desenvolvido oficialmente para ser o Google Sky Map, mas foi transformado em um projeto open source e que hoje está entre os mais populares para smartphone em todo o mundo.

4. Sky View

O app Sky View está disponível em duas versões: a Lite, gratuita, e a Full, paga. Na versão gratuita são exibidos anúncios entre uma tela e outra e não são todos os itens que podem ser pesquisados nessa versão. Por exemplo, se você quer ver satélites, então terá que recorrer à versão paga.

Um dos principais atrativos do app é a sua interface. Sem sombra de dúvidas, é uma das mais belas entre todos os apps do gênero. Há informações textuais ainda sobre constelações, estrelas e satélites visualizados no mapa. Na versão paga são 88 constelações disponíveis.

5. Star Walk 2

Este app também está disponível em versões paga e gratuita. O Star Walk 2 se destaca pelo fato de ser um dos poucos aplicativos do gênero cujos textos estão disponíveis no idioma português. Para quem não domina um segundo idioma e quer se aprofundar um pouco mais no conteúdo, essa é a opção mais interessante.

Em se tratando de funcionalidades, os recursos são bastante similares aos anteriores. Ative a sua localização e aponte o celular para o céu para acompanhar quais são os planetas, estrelas e constelações que você está vendo. O seu uso é considerado simples e mesmo quem nunca brincou com um app do tipo poderá se divertir bastante.