MUVIR

Cartão Wise: Conheça o meio de pagamento ideal para viagens!

Se o objetivo é ter um recurso que ofereça segurança para viagens internacionais e conversão de câmbio, o cartão Wise é uma das principais opções disponíveis no mercado. 

Entregando toda a comodidade que uma viagem ao exterior necessita, o usuário poderá utilizar o produto financeiro como meio de pagamento oficial durante as viagens.

Por ter característica de ser pré-pago, você pode utilizá-lo da maneira que quiser e com o saldo que achar viável para o objetivo. E por conta disso, acabou se tornando uma grande carteira digital para moedas do mundo inteiro.

No entanto, é muito importante conhecer todas as particularidades desse cartão, para quem ele é indicado e seus benefícios antes da contratação.

Pensando nisso, preparamos um guia especial sobre o cartão Wise e como ele funciona. Veja as vantagens e desvantagens dessa opção.

O que é o cartão Wise?

O cartão Wise é a aposta da empresa Wise, conhecida anteriormente nesse mercado como TransferWise. Basicamente, ele é um cartão pré-pago onde é possível abastecer com dinheiro local e transformá-lo na moeda do país que deseja utilizá-lo.

Atualmente, existem duas características que resumem o cartão Wise:

  • Pré-pago;
  • Internacional.

Com isso, tornou-se diferente dos tradicionais cartões internacionais do mercado, principalmente pelo baixo valor que é cobrado dos clientes. Incljusive, quase todas as suas taxas possuem hoje valores menores que os demais.

Para quem o cartão de crédito Wise é indicado?

Por ser um cartão voltado diretamente para o comércio exterior, é natural que seu principal público seja viajantes que optam pelo destino internacional. Nesse sentido, esse grupo pode se subdividir em diversos outros.

Por exemplo, pessoas que viajam para trabalhar e a negócios, ou aqueles que estão indo para estudos. Da mesma forma, existem consumidores que preferem comprar em sites de fora do país. Todos esses nichos podem utilizar o cartão Wise.

Além disso, também é indicado para grupos de investidores em dinheiro internacional ou pessoas que costumam realizar compras internacionais com frequência e desejam economizar no IOF, por exemplo.

O cartão Wise é crédito ou débito?

O cartão Wise não possui a função crédito nativa. Sendo assim, para ser usado de fato, precisa que o cliente primeiro recarregue-o, como um cartão pré-pago.

É importante se atentar ao uso do Wise no Brasil, já que pela diferença de configuração das máquinas de cartão, a opção correta é a de crédito. 

Entretanto, uma vez que o valor é debitado diretamente da carteira digital que acompanha o serviço, ele se assemelha à função de débito.

Da mesma forma, ao usar o cartão no exterior, a função de débito deve ser usada normalmente, já que o Wise foi criado e moldado para o mercado internacional.

Tarifas do cartão Wise

O cartão Wise cobra de seus clientes algumas taxas, para uso direto no exterior. Dessa forma, é como se fossem tarifas apenas para o mercado internacional. Assim, as principais são:

TaxasValores
IOF1,1%
Taxa de saqueR$6,50 ou 1,75%
Taxa de câmbioA depender da transação
Tarifa de envioA depender da transação

Importante relembrar que as tarifas de envio irão sempre variar de acordo com o valor da transação realizada e a moeda escolhida no momento de compra.

No entanto, todas essas informações serão descritas e mostradas durante a etapa de aquisição e conversão da moeda.

Benefícios sobre o cartão Wise

Dentre os benefícios do cartão Wise, podemos destacar alguns, como:

Valor do IOF

Como citado anteriormente, o Wise possui uma alta vantagem se comparado a outros cartões do mercado, no que diz respeito ao seu IOF. Afinal, os seus mais de 5% de diferença de valor são extremamente atrativos.

O valor baixo de IOF é uma grande vantagem principalmente ao analisar o cenário do país atualmente, uma vez que, desde 2021, estamos atuando com um valor de crédito mais caro, segundo o portal G1.

Sem anuidade

Confirmando ser uma opção mais em conta que outras opções disponíveis, o cartão Wise não possui nenhuma taxa de manutenção. Além disso, não cobram também nenhum valor de anuidade.

A anuidade por si só pode até ser considerada uma prática já comum pelas instituições de crédito, mas não praticada com IOF tão baixo para sustentação. Por conta disso, inevitavelmente o Wise se destaca no mercado.

Alta conversão de moedas

Seguindo seu papel de ser um facilitador de crédito internacional, o cartão Wise fornece, atualmente, conversão para mais de 50 moedas pelo mundo. Sendo assim, é uma grande vantagem, já que nem todos os demais cartões conseguem ter uma boa abrangência.

Desvantagens do cartão de crédito Wise

Por outro lado, podem existir alguns pontos de atenção nesse recurso. Confira os principais:

Não possuir dupla função

Embora o cartão Wise compra bem seu papel de ser um operador de crédito convertendo moedas pelo mundo inteiro, existe apenas a função única de débito, que pode se mostrar uma grande desvantagem.

Afinal, os clientes passam a precisar de um segundo cartão que ofereça tal função, causando uma descentralização de gastos. 

Isso, somado a outros fatores, como a necessidade de otimização do tempo, pode ser um impeditivo para que mais pessoas adquiram o cartão Wise.

Sem rendimentos

Apesar de ser um cartão de débito onde o dinheiro é colocado para ser convertido, o cartão Wise não fornece nenhum tipo de rendimento em cima do valor colocado. 

Ou seja, o valor que for colocado será exatamente o mesmo nos dias seguintes.

Essa acaba sendo uma desvantagem, já que hoje em dia a maioria das empresas de crédito oferecem algum tipo de vantagem em cima do atual valor. Por exemplo, o recebimento de juros em cima do total.

Taxa em cima de saques após valor máximo

Apesar de ser um cartão econômico, um ponto acaba desagradando seus clientes: a cobrança de taxa em cima de um saque que passa do limite estabelecido. 

No Brasil, esse valor máximo é de R$1.400, enquanto no exterior, chega a 200 libras.

Perguntas frequentes sobre o cartão Wise

Por fim, confira algumas dúvidas comuns que podem surgir com esse cartão internacional:

Qual o limite do cartão Wise?

O limite do cartão vai depender diretamente do local onde o mesmo foi emitido. Ou seja, a análise de crédito é realizada seguindo as normas de cada país.

Paralelo a isso, os limites são atualizados diariamente ou mensalmente, podendo ser acompanhados pelo aplicativo do cartão.

Como ocorre a conversão da moeda?

Quando realizar uma compra em outro país, o valor retirado será automaticamente da sua conta, realizando a conversão direta. 

Dessa forma, o cliente não precisa realizar nenhuma ação específica para ocorrer essa transformação.

Quais moedas são cadastradas?

Ao todo, o cartão Wise já conta com suporte para 55 moedas diferentes, incluindo as mais conhecidas e importantes hoje. Por exemplo, todas as moedas da Europa estão englobadas, como o dólar americano ou o Euro.

Além disso, moedas da América do Sul também aparecem com bastante representação, garantindo boas viagens para quem deseja conhecer o continente.

O cartão Wise vale a pena?

Sem dúvidas, o cartão Wise pode ser uma excelente opção para quem está adequado ao seu público-alvo. Além disso, as vantagens presentes são inúmeras, fazendo com que faça muito sentido sua adesão.

A principal motivação para ter o cartão Wise é a facilidade para tratar de assuntos relacionados a dinheiro e o mercado internacional.

Por outro lado, existem alguns pontos de atenção que tornam a análise mais complexa. Nesse caso, vale a pena conhecer os detalhes do produto, mas considerar outras possibilidades.

E se você não se enxergou como cliente do cartão Wise, basta realizar nosso quiz para saber qual o seu perfil. Além disso, nosso blog também conta com diversos resumos de outros cartões do mercado!

Mas, se você acredita que esse é o meio de pagamento ideal para sua carteira, não deixe de conferir nosso conteúdo exclusivo sobre como pedir o cartão Wise!