MUVIR

Encontre Meu Dispositivo: Como rastrear um celular roubado ou perdido.

Perdeu o seu celular ou foi roubado? Agora você poderá encontrá-lo através do Encontre Meu Dispositivo. Este é um serviço gratuito do Google que te ajudará a encontrar o seu celular Android roubado.

Disponível na versão web (www.google.com/android/find) e aplicativo, essa ferramenta permite localizar o smartphone em um mapa; fazê-lo tocar, mesmo se estiver no modo silencioso; bloquear acessos não autorizados e até mesmo limpar os dados do aparelho remotamente, restaurando as configurações de fábrica.

Para utilizar o Encontre Meu Dispositivo, basta que o celular esteja conectado à Internet e a uma conta Google e com os serviços de localização ativados. Além de ser útil em casos mais extremos, como perda ou assalto, o Encontre Meu Dispositivo também pode ajudar usuários distraídos a descobrirem onde deixaram seus aparelhos.

Ative agora o Encontre Meu Dispositivo no celular.

1º Passo: Verifique se o Wi-Fi e/ou dados móveis estão ativados. Então, acesse a área de “Configurações” do celular e procure a opção “Google”. Em seguida, habilite a opção “Usar o Encontre Meu Dispositivo”, que permite rastrear celular perdido ou roubado;

2º Passo: No caso do uso da ferramenta para rastrear o seu celular Android, é preciso liberar o acesso do software à localização do dispositivo em tempo real. Para isso, retorne ao menu “Configurações” e busque a opção “Local”. Na sequência, toque em “Permissões de aplicativo” e selecione a opção “Encontre Meu Dispositivo”. Em seguida, configure as autorizações de acordo com suas preferências.

Como rastrear celular Android perdido ou roubado.

1º Passo: Abra uma guia no navegador de sua preferência, acesse o site do serviço “Encontre Meu Dispositivo” (https://google.com/android/find) e faça login na conta Google. Caso esteja procurando o aparelho de outra pessoa, é aconselhável entrar no site no modo anônimo;

2º Passo: Quando você acessar a ferramenta, verá um mapa. À esquerda da tela serão exibidas guias para cada dispositivo conectado ao Google, além de informações referentes ao modelo dos aparelhos, a hora em que as localizações foram registradas pela última vez, as redes nas quais os dispositivos estão conectados e a duração restante das baterias.

Como emitir som para rastrear celular Android.

Também é possível selecionar a opção “Reproduzir Som” no “Encontre Meu Dispositivo” Android, no menu à esquerda. Ao acionar o comando, o celular irá tocar em alto volume por cinco minutos. A ação funciona mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

Mesmo que a reprodução do som não ajude a localizar o objeto perdido, é possível clicar na palavra “Proteja-o”, também à esquerda, para impedir que dados sejam acessados indevidamente.

Como bloquear o aparelho usando o rastreador de celular.

Se você não conseguir localizar o seu smartphone por meio do mapa ou do toque, ainda poderá optar pelo bloqueio do dispositivo e desvinculação da conta Google. Basta selecionar “Proteger Dispositivo” no menu inicial à esquerda.

Também é possível deixar uma mensagem e um contato alternativo para quem encontrar o celular. Lembrando que o recado não é obrigatório para realizar o bloqueio do aparelho.

Como apagar dados do celular.

Quando não for possível rastrear celular roubado ou perdido, será necessário apagar os dados do aparelho para evitar acessos indesejados.

Ao clicar na opção “Limpar Dispositivo”, no menu à esquerda, é possível redefinir as configurações para a versão de fábrica remotamente. Lembrando que a operação só poderá ser concluída se o dispositivo estiver conectado à Internet.

Como rastrear celular Samsung e Xiaomi

Além do “Encontre Meu Dispositivo”, do Google, existem outras ferramentas para localizar celulares perdidos ou roubados.

Se você possui um aparelho Samsung, por exemplo, também pode recorrer ao Gerenciador de Dispositivo do Android, recurso que permite identificar a localização atual e aproximada do aparelho. Antes de utilizar o serviço, no entanto, é necessário associar o celular a uma conta Samsung (Samsung Account).

Para localizar dispositivo Xiaomi também há uma alternativa ao rastreador do Google, disponível por meio do site oficial da empresa. Assim como na ferramenta “Encontre Meu Dispositivo”, o portal também possibilita localizar o smartphone em um mapa, emitir sinal sonoro, bloquear o aparelho e restaurar configurações de fábrica.