MUVIR

Saque extraordinário FGTS 2023: Confira confirmação e data para sacar o dinheiro.

Liberado no ano de 2022, o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi uma excelente medida que melhorou muito a vida dos trabalhadores brasileiros.

Este saque, considerado emergencial, ajudou muitos trabalhadores que se encontravam com dificuldades financeiras devido à pandemia do Covid-19. Foram disponibilizados mais de R$23 bilhões em recursos do FGTS, e a liberação do saldo fez tanto sucesso que muitos cidadãos brasileiros estão naexpectativa de um novo saqueextraordinário.

O que é saque extraordinário?

O saque extraordinário é uma medida tomada pelo governo, que libera um saque do saldo do FGTS, como o próprio nome já menciona, em situações extraordinárias. Podemos ter como exemplo o saque liberado no valor de R$ 1.000,00 no ano de 2022, devido às consequências deixadas pela pandemia da Covid-19. Embora este saque não esteja disponível com frequência, há outras opções parecidas para retirada do saldo, como o saque calamidade, que explicaremos mais adiante.

O que é saque emergencial?

No caso do saque emergencial do FGTS é uma oportunidade de saque que permite a retirada do saldo de forma temporária e imediata. Lembrando que este saldo também é liberado de acordo com o valor que o trabalhador possui na conta do FGTS. Um exemplo de saque emergencial é o saque calamidade, que pode ser realizado quando uma cidade é atingida por algum fenômeno natural causando danos sociais e financeiros.

Foi confirmado o saque extraordinário do FGTS 2023?

Devido ao controle de danos que o vírus deixou, ainda não há uma certeza se haverá uma nova medida relacionada ao FGTS. Além disso, o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) posicionou-se afirmando que muitas liberações de saques do saldo podem comprometer os recursos do fundo de garantia.

Logo, é um tanto improvável que haja um novo saque extraordinário, pois comprometeria tanto essa poupança “forçada” do trabalhador, como os recursos do benefício. Mas existem outras maneiras de ter acesso ao recurso, de acordo com a necessidade de cada cidadão.

Modalidades de saque FGTS em 2023.

Apesar de não haver expectativa de um novo saque extraordinário até o presente momento, existem outras ocasiões em que será possível movimentar o saldo do FGTS:

Estas são as modalidades mais comuns para o saque, assim o trabalhador poderá escolher a que mais se adequa ao seu perfil e necessidade.

 Calendário saque FGTS confirmado em 2023.

No caso da modalidade saque-aniversário, é permitido a liberação de uma parcela do saldo do FGTS anualmente, isto é, no mês de aniversário do titular da conta. Ao optar por essa modalidade, você abrirá mão do saque-rescisão, no entanto poderá contar com uma renda extra anualmente para ajudar nas despesas ou investir em algum projeto.

Consulte a seguir o calendário de pagamento do saque-aniversário referente ao ano de 2023, que já está com a primeira parcela liberada:

Calendário saque-aniversário 2023
Mês de aniversárioPeríodo de pagamento
Janeiro02/01/23 até 31/03/23
Fevereiro01/02/23 até 29/04/23
Março01/03/23 até 31/05/23
Abril03/04/23 até 30/06/23
Maio01/05/23 até 31/07/23
Junho01/06/23 até 31/08/23
Julho03/07/23 até 29/09/23
Agosto01/08/23 até 31/10/23
Setembro01/09/23 até 30/11/23
Outubro02/10/23 até 29/12/23
Novembro01/11/23 até 31/01/24
Dezembro01/12/23 até 29/02/24

Saque emergencial FGTS 2023.

Como já mencionado, o saque emergencial de calamidade pública é liberado em casos de desastres naturais que causam danos à população de um município. Caso a sua cidade tenha sido afetada por algum desastre natural nos últimos meses, é possível solicitar o saque do saldo do FGTS para oferecer suporte e reestruturação aos residentes locais.

O saque de emergência também poderá ser realizado no caso de algum dependente ou o próprio titular adquirir alguma doença grave.

Como sacar o FGTS extraordinário e emergencial?

O saque extraordinário foi liberado no ano passado, porém não está mais disponível para movimentação. A movimentação do saldo esteve disponível até o dia 15 de dezembro de 2022, sendo depositado automaticamente nas contas Caixa Tem dos trabalhadores.

Alguns trabalhadores tiveram dificuldades para realizar o saque do saldo, sendo necessário indicar seu interesse em retirar o saldo através do aplicativo do FGTS. No entanto, também havia casos em que o saldo estava bloqueado e, por esse motivo, o depósito não ocorria na poupança social.

Alguns dos motivos que causavam o bloqueio do depósito:

  • Antecipação do saque-aniversário ou uso do saldo como garantia para operações de crédito;
  • Determinação judicial;
  • Pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador;
  • Dados inconsistentes.

Nesses casos o saldo não podia ser liberado, exceto pelo último, em que era necessário realizar a correção na inconsistência de dados para liberação do saque.

Em relação ao saque emergencial, em casos de calamidade ou doenças graves, é possível fazer a solicitação do saque totalmente online, através do aplicativo do FGTS, veja:

Acesse o aplicativo do FGTS;

Faça login utilizando CPF e senha cadastrados;

Selecione a opção “Meus saques”;

Clique em “Outras situações de saques”;

Selecione “Calamidade Pública”;

Clique em “Solicitar saque”;

Faça o envio dos documentos solicitados (Documento de identificação, comprovante de residência, selfie).

Pronto! Agora é só aguardar a aprovação do seu saque e realizar a retirada do saldo quando for disponibilizado.